Através de ações rápidas, reversíveis e de baixo custo, as intervenções urbanas promovem a melhoria do espaço público pela população.
A acupuntura urbana é uma ferramenta que surge para promover o processo de cura do organismo urbano, contribuindo para minimizar as desigualdades sociais e problemas de mobilidade. Parte disso está em dar visibilidade à população e os desafios cotidianos que ela enfrenta em seus bairros e comunidades.
“Bons sistemas de transporte coletivo, uma esquina iluminada pelo comércio noturno, uma feira livre, a recuperação ambiental de um rio, um gesto de gentileza urbana como cuidar bem de sua calçada, entre outros, são formas de se realizar a acupuntura urbana. Precisamos de menos ‘ego-arquitetura’ e mais ‘eco-arquitetura’.”
É o que acredita o urbanista Jaime Lerner, para quem a busca por soluções criativas deve ser o primeiro passo para colocar tais ações em prática, independentemente dos recursos disponíveis. E isso graças ao poder transformador do urbanismo tático, que promove a melhoria do espaço urbano e sua utilização por seus principais usuários: as pessoas.

São mudanças rápidas, reversíveis e de baixo custo que elevam a autoestima das comunidades por meio de intervenções criativas e de qualidade com a oferta de espaços públicos e de equipamentos comunitários mais generosos, harmoniosos, seguros e convidativos.
Os projetos podem partir do poder público, da iniciativa privada, de ONGs ou da própria população. Contudo,
independentemente de quem coordena a ação, ela deve sempre dialogar com a comunidade afetada pela mudança.
Parklets: Um convite para aproveitar as ruas
O termo “parklet” surgiu na cidade de São Francisco, nos EUA, em 2005. A ideia era gerar uma discussão sobre a igualdade do uso e do aproveitamento dos espaços públicos por pedestres e automóveis.
Também chamados de Vaga Viva e Varanda Urbana, os Parklets são mini praças que ocupam o lugar de uma ou duas vagas de estacionamento em vias públicas. “São uma extensão da calçada que funciona como um espaço público de lazer e convivência para qualquer um que passar por ali”, aumentando as áreas de lazer, socialização e atração da cidade.
Alguns benefícios dos Parklets
De acordo com a pesquisa realizada, em 2013, pela ONG Instituto de Mobilidade Verde, um Parklet atende em média 300 pessoas por dia, enquanto duas vagas de estacionamento seriam utilizadas por apenas 40 pessoas no mesmo período.
Além de democratizar o acesso a um número maior de pedestres, a técnica traz benefícios que abraçam também a população local:
● Inspira ações e estimula a implementação de novos projetos;
● Amplia a participação social, já que possibilitam às pessoas expressarem suas visões e preferências com a vivência prática;
● Aprofunda a compreensão das necessidades locais, seja na escala do bairro, de uma quadra ou apenas de um edifício;
● Estimula as pessoas a trabalharem juntas, fortalecendo laços entre vizinhos, organizações, comércio local e poder público.

O que eu ganho ao adotar um Parklet na minha cidade?
Uma das contrapartidas oferecidas ao patrocinador/mantenedor é inserir sua marca na placa de identificação como o investidor pioneiro do espaço. Como resultado do fluxo de pessoas que passam pelo local, a marca ou negócio ganha maior visibilidade e gera impactos socioambientais positivos para as empresas e empreendedores que investem na melhoria do espaço público.
Ao adotar um Parklet, você está contribuindo para:
● Aumento de 14% do desenvolvimento e vendas locais;
● Usufruto público e gratuito pela população;
● Incentivo ao transporte não motorizado;
● Planejamento sustentável de mobilidade urbana.
É preciso transformar para inspirar
Reconectar as pessoas aos espaços públicos das cidades através de uma programação cuidadosa e usando soluções
sustentáveis de baixo custo, mas com grande poder transformador, é uma forma de liberar o potencial criativo de comunidades inteiras.
O resultado? Cidadãos colaborativos, com ideias inovadoras e ações orientadas ao impacto econômico local.
Atenta às tendências da mobilidade urbana e do urbanismo sustentável, a Numen Produtora é especializada em projetos de artes visuais criados para impactar a vida de pessoas e comunidades. E há 5 anos, é reconhecida no mercado cultural por suas soluções criativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, levando arte, sustentabilidade e tecnologia para cidades do futuro.
Confira alguns dos nossos projetos de parklets e revitalização de espaços públicos que contaram com oficinas
profissionalizantes de graffiti e pintura, desenvolvimento de mobiliário urbano, instalações artísticas e disponibilização gratuita de wi-fi, impactando mais de 800 pessoas.
Projeto Cidades Inteligentes
Projetos Parklet Vaga Viva e Parklet Cidade Criativa
Não deixe de acompanhar nossa página para conferir outros conteúdos e siga-nos nas redes sociais.
Até a próxima!